Ensino - Graduação
Nome do Pró-Reitor de Ensino Presencial
Prof. Me. Alessandro Gomes Lewandowski
A concepção da Instituição de Ensino Superior (IES), relativa ao processo
ensino-aprendizagem, constitui, no plano geral, busca constante de
conhecimentos, os quais visam, em essência, o crescimento humano, social e
intelectual da comunidade acadêmica. Dessa forma, encontra-se comprometida com o
desenvolvimento socioeconômico e cultural em sua área de abrangência.
Para a implementação desse processo a Universidade Anhanguera-Uniderp tem se
voltado para o planejamento e execução de programas integrados entre ensino,
pesquisa e extensão, visando a melhoria permanente da sua qualidade pedagógica,
por meio de planejamento racional e integrado.
Estas premissas perpassam o conjunto das ações institucionais relativas ao
ensino de graduação. Logo, tem sido de extrema importância formular estratégias
que contemplem o caráter de universalidade do ensino superior, considerando os
padrões de qualidade, eficiência e atualidade. Para tanto, constituem diretrizes
institucionais do projeto pedagógico de graduação:
Integração progressiva das funções
de ensino às de pesquisa e de extensão, como forma de atingir os objetivos da
instituição;
Fomento de uma ação mais
participativa dos colegiados de curso, em busca da integração de condutas e
procedimentos;
Criação de mecanismos e
instrumentos de acompanhamento e avaliação permanente das atividades
didático-pedagógicas;
Identificação de sistemas que
racionalizem e otimizem a administração acadêmica;
Geração de programas que estimulem
os docentes a desenvolver projetos na área do ensino;
Desenvolvimento de mecanismos e
instrumentos que integrem efetivamente o aluno à vida acadêmica;
Acompanhamento do acadêmico quanto
à produtividade, repetência e evasão escolar;
Avaliação permanente das estruturas
dos cursos, com respectivos programas e ementários;
Incentivo às atividades pedagógicas
dirigidas, como ciclos de estudos, seminários, encontros, etc;
Incremento de atividades
pedagógicas diversificadas, que conduzam ao aperfeiçoamento e atualização
permanente do corpo docente;
Implementação do estágio
supervisionado para cada curso de graduação;
Oferecimento de cursos de graduação
de acordo com a vocação da instituição.