Trote Solidário beneficia projeto voltado a crianças com Síndrome de Down

Autor: Cidiana Pellegrin - 08/03/2019

Promovido pela Uniderp Agrárias, iniciativa amplia o contato das crianças com a natureza e deixa o Instituto Cabral mais arborizado

Amanhã (09/03), às 7h30, estudantes da Uniderp Agrárias realizarão o plantio de ipês na chácara do Instituto Cabral de Mato Grosso do Sul, organização sem fins lucrativos idealizadora do projeto Flores do Cerrado, que auxilia no desenvolvimento de crianças e adolescentes com Síndrome de Down por meio de atividades com a natureza.

Na ocasião, os atendidos pela entidade colocarão as mãos na terra junto com universitários de Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Nutrição, Gastronomia, Educação Física, Odontologia, Biomedicina, Farmácia e Enfermagem. A iniciativa faz parte do Trote Solidário, que visa mobilizar calouros e veteranos na realização de ações de responsabilidade social em benefício da comunidade e na prática da cidadania desde o início da vida acadêmica.

A coordenadora acadêmica da Uniderp Agrárias, Luciana Curvo, explica que essa atividade ajuda a ampliar o convívio das crianças com a natureza. “O ipê é uma das espécies que mais encantam pela beleza e pelo colorido de suas flores, por isso queremos deixar esse legado da natureza para o projeto. Além disso, quando a criança está envolvida no processo de plantio, ela aprende a cuidar e respeitar o meio ambiente, além de trabalhar outros estímulos positivos que ajudam a melhorar o seu desenvolvimento. Assim, essa atividade vem somar ao trabalho executado pelo Instituto”, explicou.

A escolha do Instituto Cabral de Mato Grosso do Sul também faz alusão ao Dia Internacional de Síndrome de Down, que será celebrado em 21/03. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, com o intuito de dar ampla visibilidade aos direitos dessas pessoas, contribuindo para melhor informar a sociedade e combater o preconceito que atinge esse segmento da população.

Uniderp |Trote Solidário

Data: 9 de março