Home Imprimir Voltar

Notícias

Universidade vira ponto gastronômico para experimentar prato vietnamita que lembra o sobá

Autor: Cidiana Pellegrin - 21/11/2018

Na Uniderp Agrárias, alunos de Gastronomia comercializarão o ensopado em um evento ao aberto ao público

 

Nesta quarta-feira (21/11), os campo-grandenses poderão provar um prato asiático incomum nos restaurantes da Capital: o pho, uma comida típica do Vietnã. A partir das 20h, alunos de Gastronomia da Uniderp transformam a unidade Agrárias em um ponto gastronômico para saborear o ensopado.

 

Tradicionalmente, o pho é montado com macarrão de arroz, legumes, caldo de carne e fatias finas cruas da proteína que se cozinham no caldo extremamente quente. Na versão local, a massa usada será o lamên caseiro, feita com farinha de trigo, ovo e água. Tudo será preparado com ingredientes naturais e frescos, tornando a sopa uma experiência deliciosa. Na aparência, a comida lembra o sobá, prato típico de Campo Grande, mas o sabor é diferente. O pho é marcado pelo frescor, suavidade e toque de picância.

 

Professor da disciplina de Cozinha Oriental, o chef Marcus Vinicius Martins de Barros explica que a preparação faz parte de um trabalho acadêmico que tem a proposta de levar para fora do laboratório de cozinha as técnicas adquiridas durante a graduação. “O desafio dado foi montar um evento em que os alunos pudessem compartilhar e oportunizar à comunidade um pouco do que aprenderam durante a disciplina”, explicou o especialista.

 

Apesar de a culinária japonesa ser a mais conhecida quando se refere a cozinha oriental, o termo contempla as iguarias preparadas nos países da Ásia Oriental e Sudoeste Asiático. Durante as aulas dessa disciplina, os alunos transcenderam as fronteiras tradicionais e realizaram uma viagem gastronômica também ao Oriente Médio. “Por isso, o grupo preparará dois pratos com sabores muito diferentes. Além do pho, haverá o shawarma, um sanduíche árabe feito de pão pita, carne marinada com especiarias, vegetais e creme azedo”, revelou o chef Marcus.

 

Os pratos estarão disponíveis para comercialização no estande do curso de Gastronomia, situado no corredor central da Uniderp Agrárias, localizada na avenida Alexandre Herculano, 1.400, na região do Parque dos Poderes. O pho poderá ser adquirido na versão com carne bovina ou suína, no valor de R$ 12,00; já o shawarma estará disponível apenas na opção de carne bovina, por R$ 15,00. O evento gastronômico atenderá até 100 pedidos e o pagamento será aceito apenas em dinheiro.

 

Contatos para a imprensa:

Celulares: (67) 98222.0000 / 98118.9590

Cidiana Pellegrin – cpellegrin@webershandwick.com