Home Imprimir Voltar

Notícias

Especialista aponta benefícios com o aprendizado de idiomas

Autor: Cidiana Pellegrin - 07/08/2017

Estudar outras línguas ajuda na empregabilidade e garante saúde mental
 

Mais do que incrementar o currículo profissional, aprender um novo idioma oferece muitos benefícios pessoais, que ajudam no desenvolvimento de novas habilidades e na saúde mental. Além do aumento da remuneração, da competitividade no mercado de trabalho e do destaque em processos seletivos, o conhecimento de uma língua estrangeira pode contribuir para tornar o profissional mais confiante e autossuficiente para lidar com situações desafiadoras e também ativa a área cerebral onde acontecem as funções executivas.
 

De acordo com o coordenador pedagógico do Centro de Idiomas da Uniderp, Marcio Bolson, estudar uma língua estrangeira reflete na empregabilidade. “A fluência em um idioma é critério eliminatório em processos seletivos. Em muitos casos, os currículos são escolhidos a partir de uma segunda ou terceira língua. O mercado está muito concorrido e saber inglês, por exemplo, não é mais um diferencial, mas sim um pré-requisito,” explica. Há também outros benefícios, como a possibilidade de conhecer culturas diferentes, fazer novas amizades e o enriquecimento cultural, que reflete na percepção sobre o mundo, o que facilita o desenvolvimento contínuo.
 

Um estudo liderado por pesquisadores de Psicologia da Universidade de Lund, na Suécia, reuniu um grupo de jovens recrutas da Academia de Intérpretes das Forças Armadas do país para medir seus cérebros antes e depois de receber treinamento intensivo em idiomas estrangeiros. Em um período de 13 meses, os participantes passaram de não ter nenhum conhecimento nestes idiomas a falar fluentemente. Estes mesmos pesquisadores reuniram também, para um grupo de controle, estudantes de medicina e ciência cognitiva que, por mesmo período, estudaram intensamente outras disciplinas, mas não idiomas estrangeiros. Os dois grupos foram submetidos a ressonâncias magnéticas antes e três meses depois de seus estudos intensivos. Como resultado, os estudiosos observaram que a estrutura do cérebro do grupo de controle permaneceu intacta, enquanto que partes específicas do cérebro dos estudantes de idiomas cresceram. 
 

Para contribuir no desenvolvimento da comunidade, a Uniderp oferece, a preços populares, aulas de inglês, espanhol, francês e italiano, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para diversos níveis e idades. As aulas são pautadas na vivência de situações reais e cotidianas, com vídeos e exercícios que simulam diversas ocasiões. “A abordagem comunicativa é o principal foco do nosso curso e juntamente com as outras habilidades, gramática, leitura e escrita usados dentro de contextos reais conseguimos obter o sucesso no aprendizado do idioma”, complementa o professor Marcio Bolson.
 

Para obter informações sobre os cursos, basta acessar o portal https://www.portalextensao.com.br/inscricoes/index.php, ou entrar em contato pelos telefones (67) 3348.8260 / 3348.8444 / 3348.8115. 
 

Serviço         

Uniderp | Centro de Idiomas

Funcionamento: das 9h às 17h
Endereço: Avenida Ceará, 333, Miguel Couto – Campo Grande
Informações: https://www.portalextensao.com.br/inscricoes/index.php
 

Contatos para a imprensa:

Weber Shandwick

http://www.webershandwick.com

PABX: (11) 3027.0200

Celulares: (67) 98222.0000 / 98118.9590

Cidiana Pellegrin – cpellegrin@webershandwick.com

Camila Marson – cmarson@webershandwick.com

Paula Ramos – pfiori@webershandwick.com

Samara Busa – sbusa@webershandwick.com