Estudantes de Ciências Biológicas alertam população sobre riscos que pombos provocam à saúde

Autor: Cidiana Pellegrin - 18/05/2017

Ação acontece na praça Ary Coelho

Aparentemente inofensivos, os pombos são considerados pragas urbanas, capazes de transmitir doenças. Por isso, não alimentá-los é a principal recomendação para evitar a superpopulação das aves. O alerta será feito por estudantes de Ciências Biológicas da Uniderp nesta sexta-feira, a partir das 8h, na praça Ary Coelho. Os acadêmicos orientarão a comunidade e distribuirão folders explicativos sobre os principais riscos à saúde.

“Escolhemos a praça Ary Coelho pelo fluxo de pessoas na região e pela grande quantidade de pombos no local. É comum ver pessoas oferecendo restos de comida, como pipoca, para os animais”, explica a acadêmica Vivian Liria Fretes dos Santos.

O material que será distribuído chama a atenção para o contato com as fezes dos pombos, que podem conter bactérias e fungos transmissores de doenças, como a criptococose, que ataca o sistema nervoso e respiratório, ou a salmonelose, uma infecção provocada pela ingestão de alimentos contaminados pelos excrementos. A ação de conscientização nesta sexta-feira é resultado da disciplina Controle de Pragas Urbanas, coordenada pela professora Eloty Schleder.

Uniderp | Alerta sobre pombos na praça Ary Coelho.
Data: 18 de maio
Local: Praça Ary Coelho