Home Imprimir Voltar

Notícias

Registro de piraputangas em Jardim conquista segundo lugar em prêmio nacional

Autor: Cidiana Pellegrin - 30/03/2017

De autoria do biólogo e professor da Uniderp, José Sabino, imagem foi feita durante os trabalhos de pesquisa do Projeto Peixes de Bonito

O registro de piraputangas se alimentando de pequenos figos silvestres da mata ciliar do rio Olho d´Água, em Jardim, a 236 km de Campo Grande, foi um dos vencedores no VI Prêmio de Fotografia - Ciência e Arte, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Intitulada Café da manhã com frutos, a imagem conquistou o segundo lugar na categoria Imagens produzidas por câmeras fotográficas e competiu entre 143 trabalhos pré-selecionados e avaliados por uma comissão de especialistas, considerando critérios como impacto visual, inovação, relevância da imagem para a pesquisa, contribuição para a popularização, divulgação científica e tecnológica, e qualidade estética.
 

De autoria do biólogo e professor nos programas de mestrado e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, José Sabino, o registro foi feito com equipamentos para fotografia subaquática em um dos locais de estudo do Projeto Peixes de Bonito, considerado também um dos passeios mais visitados da Serra da Bodoquena. O profissional utiliza há muitos anos a fotografia de natureza como ferramenta para a educação ambiental e compreensão da biodiversidade brasileira, comprovando que a captura de uma imagem vai muito além da finalidade artística. “Além de mostrar relações ecológicas, esta fotografia dá visibilidade a um grupo animal percebido pela maioria das pessoas apenas como alimento. Para a ciência, os seres representam muito mais: são um testemunho contundente de que peixes são provedores de serviços culturais, de inspiração estética e de fonte de lazer”, explica o docente da Uniderp.
 

O projeto Peixes de Bonito possui reconhecimento internacional pela produção de pesquisas sobre ecologia e comportamento de peixes, promovendo a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos rios do Planalto da Bodoquena há mais de 15 anos.

 

Contatos para a imprensa:


S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2Publicom
Celulares: 67 98222-0000 / 98118-9590

PABX:(11) 3027.0237 / 3531.4950

 

Cidiana Pellegrin – cidiana.pellegrin@s2publicom.com.br  
Paula Ramos – paula.ramos@s2publicom.com.br
Camila Marson – camila.marson@s2publicom.com.br
Samara Busa – samara.busa@s2publicom.com.br
Priscila Rocha – priscila.rocha@s2publicom.com.br